segunda-feira, 29 de março de 2010

Usando micros velhos para ajudar as pessoas

A idéia surgiu depois de ver sobre os problemas com nosso lixo eletrônico e sobre uma ONG que permite que você ajude a processar dados de pesquisas científicas focadas em questões sociais.

Criei um piloto dessa idéia no site:
http://www.doeummicro.com.br/

Nesse site explico melhor o que é a idéia e mostro vídeos que ajudam a saber mais sobre o assunto.

[30/09/2011] NOTA: Esse site foi desativado dado que não houve ninguém para apoiar a ideia e não consegui tocá-la sozinho. Se alguém quiser reavê-lo, por favor, entre em contato no e-mail emerichcontatos-blog@yahoo.com.br. Veja abaixo o conteúdo que havia no site:
__________________


Explicando melhor...

Pessoal,

De antemão agradeço imensamente o contato realizado e a atenção despreendida. Para ajudar a entender melhor nossa conversa, vou dividí-la em 2 parte e peço que tenham um pouco de paciência para ler o texto e entender melhor as necessidades.

O QUE É O PROJETO

Basicamente o projeto é juntar micros velhos, colocar um programinha chamado BOINC dentro deles e deixar esses micros velhos processando dados de um projeto social chamado World Community Grid cuja finalidade é processar dados de pesquisas médicas para cura de doenças como câncer infantil, febre amarela entre outros. Visitem o projeto em
http://www.worldcommunitygrid.org e vejam como é bacana.

O BOINC é um open source criado pela universidade Berkeley para processamento em massa e pelo que já li é nativo em algumas versões do Linux. Se quiserem saber mais, dêem uma olhada no site:
http://boinc.berkeley.edu.

Já temos algumas máquinas com Windows processando para o projeto, mas preciso de um sistema operacional mais leve/confiável para colocar em máquinas mais antigas e substituir nas que já estão em funcionamento. Estou estudando também uma forma de colocar essas maquinas (placas, fontes e etc) em racks para facilitar o trabalho e diminuir o espaço que elas ocupam. Algo como um cluster de máquinas antigas dedicada a processamento coletivo.

Se puderem, vejam as estatísticas do que já conseguimos processar em:
https://secure.worldcommunitygrid.org/stat/viewMemberInfo.do?userName=Doe%20um%20Micro

O QUE PRECISAMOS

Eu não consigo fazer tudo sozinho. Hoje tenho que coletar equipamentos, dar andamento ao site, tornar o projeto oficial abrindo empresa pra ele (senão não consigo doações de outras empresas), lidar com a parte eletrônica, deixar as máquinas funcionando e outras coisas mais. Acredito que se eu tiver que parar o projeto para aprender Linux à fundo, vou perder o foco da real razão do projeto. Por isso preciso principalmente de pessoas que possam doar alguns minutos do seu tempo pra ajudar ao projeto. Não seria nada obrigatório, apenas apoio para guiar a parte de Linux e etc nas horas vagas dessas pessoas. Caso ninguém acredite que tenha esse tempo, espero então conseguir algo meio "mastigado" pra pegar, instalar, configurar e já deixar rodando sem perder muito tempo.

Para aqueles que quiserem ajudar de outras formas, qualquer tipo de ajuda é bem vinda. Segue alguns pontos de maior urgência:
• Espaço físico (em São Paulo/SP) para colocar as máquinas para processar.
• Idéias para modelos de rack onde poderíamos colocar as maquinas, lembrando da refrigeração e de respeito ao meio-ambiente (consumo baixo de energia, reaproveitamento e etc).
• Doação de micros velhos (apenas CPU) ou de peça de micros velhos em condições de funcionamento.
• Doação de equipamentos de rede como Swiths e afins para conexão entre as máquinas.

Reforço, porém, que qualquer ajuda é muito bem vinda. Fiquem a vontade para entrar em contato.

Obrigado novamente.