terça-feira, 30 de março de 2010

Um simples site de ajuda



[04/07/2011] NOTA: Essa ideia foi concretizada no site http://euteajudo.org


As origens...

Antes de entrar em mais detalhes, gostaria de explicar o que me levou a pensar nesse site há uns seis anos pelo menos.

Hoje vemos um fato que se arrasta há muito tempo. No Brasil, e ouso dizer que em quase todo mundo, o governo até tenta ajudar os mais necessitados (em outros países isso pode ficar mais evidente e generalizado a todas as camadas sociais). Pessoas que vivem em situações complicadas como casos de fome, problemas de saúde ou outras situações que palavras são insuficientes para iniciar uma ajuda.

Mas e para aqueles com aflições que, digamos, não são tão palpáveis como a fome em si? Que lhe trazem transtornos internos brandos ou grandiosos, até piores que a falta de alimento? Muitas vezes há também o apoio profissional do governo nessa área em alguns lugares ou essas pessoas tem condições financeiras de procurar ajuda profissional particular, mas tem medo de fazer isso e ser rotulado de fraco, dependente, louco e assim por diante, seja por ignorância ou realidade.

Agora observe outro fato interessante que vem acontecendo visivelmente nos últimos dias, você já parou pra pensar que hoje o simples fato de escrever sobre o poder do AMOR fosse ser tão lucrativo? Essa palavra assustadora e que ninguém mais acredita que exista 100% nas pessoas, a não ser em filmes de comédia romântica e em filmes de outros gêneros, fosse trazer tanto lucro?

Isso vem sendo motivo de inúmeros livros que causaram e causam sucessos estrondosos de vendas. Livros em várias áreas como lideranças empresariais, relacionamentos, ficção e outras que simplesmente trazem em si o conteúdo básico e mais primitivo que todos sempre ouvem, sempre falado e falado: “trate todos bem, trate todos com amor que tudo dará certo no final”. Daí pessoas lêem isso e se admiram em descobrir algo “tão bom” ou “novo” e que acreditam realmente ter uma pitada de verdade, só porque foi escrito de uma forma mais, digamos, aceitável. Porque tanto sucesso? Porque tantas pessoas se interessam? A coisa está tão forte que duvido que você não tenha lido um desses livros ou ao menos tenha ouvido falar deles. O que isso mostra? Carência universal de algo talvez?

Mais um fato que me chama demais a atenção nos últimos tempos. Quando iríamos ver empresas que estão adotando filosofias nesse sentido (do AMOR ao funcionário) serem chamadas de inovadoras ou as melhores? Quem um dia poderia acreditar que uma empresa que AJUDA PESSOAS a fazerem uma simples busca na internet, junto com alguns outros serviços, SEM COBRAR NADA E COM A MAIOR QUALIDADE QUE JÁ SE VIU NESSES QUESITOS poderia se tornar uma das maiores do mundo? Claro que com uma pitada de ótima administração, mas convenhamos que isso deva existir independente da metodologia da empresa.


Interessante... Mas e o projeto ou o site de ajuda?

Vamos ao ponto, em resumo trata-se de um site SEM FINS LUCRATIVOS (nem agora e nem depois) que visa AMAR AS PESSOAS, AJUDANDO-AS EM MOMENTOS DIFÍCEIS SEM TER IDÉIA DE QUEM SEJAM ELAS EM NENHUM MOMENTO, APENAS QUERENDO AJUDÁ-LAS.

Se o que falo no início tem sentido, porque a idéia que apresento não pode ter ou dar certo? Desejo provar que as pessoas então erradas em não acreditar que uma pessoa possa ajudar outra só por ajudar, sem nenhuma outra intenção, ou seja, ajudar apenas POR AMOR. São pra essas pessoas que precisam ou acreditam nessa idéia que gostaria de dedicar esse site (ouso novamente a dizer que no fundo são TODOS perante a onda de sucesso sobre o tema).


Continuando...

Inicialmente quero apresentar a idéia básica. Será um site onde qualquer um, após um breve cadastro (breve e bem simples) terá um local para escrever tudo que está lhe afligindo. Sabe quando você quer falar sobre algo que está te sufocando, mas não tem pra quem falar ou não quer que seus amigos/conhecidos saibam? Não consegue falar disso com nenhuma pessoa, se é que tem uma pessoa próxima? É nesse ponto que entra a idéia. Esse site vai ser o local onde desejo que pessoas assim se sintam a vontade para por TUDO pra fora, desabafar, pedir ajuda, enfim... Simplesmente poder ao menos compartilhar com alguém essa angústia.

Após isso acontecer, outras pessoas que usarão o site verão essas angústias e irão tentar auxiliar como puder, interagindo com essa primeira em forma de um diálogo, uma conversa. O detalhe mais importante é que nenhuma das pessoas envolvidas vai saber nada sobre a outra, a não ser a história narrada pela pessoa que está passando pelo momento difícil (nessas histórias também não poderão conter informações que possam trazer identificações pessoais do narrador ou de terceiros envolvidos).

Não tenho nem de longe a pretensão de fazermos a vez de um psicólogo, realizar curas nem nada do gênero. Gostaria apenas de criar um local onde pessoas possam ajudar outras pessoas a darem seus primeiros passos em direção a resolução de seus problemas, quer sejam esses passos a procura de um psicólogo, um médico ou apenas uma conversa para não se sentir tão só. Isso eu nunca vou poder fazer sozinho, por isso preciso de toda ajuda que puder para poder fazer esse sonho acontecer, ou como dizem “um sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas um sonho que se sonha junto se torna realidade”.

Detalhando mais um pouco o funcionamento do sistema, inicialmente dividiríamos as pessoas que acessarão o site em dois grupos:

· OS AMIGOS – Serão as pessoas que procuram ajuda. Eles farão um cadastro rápido, receberão um nome interno do sistema o qual será sua identidade dentro do mesmo e iniciarão o uso do site a partir daí.

· OS GUARDIÕES – Serão as pessoas que acessarão o sistema e ajudarão os AMIGOS em suas angústias. Esses receberão um nome interno como GUARDIÃO e também terão uma conta como AMIGO, onde também receberão um nome de amigo interno, podendo usar o sistema como guardião ou amigo (afinal, um guardião também é um ser humano e, em alguns momentos, pode querer usar o sistema como AMIGO).


Porque um nome interno para todos e não APELIDOS ou NICKS?

Para evitar a coceira de colocar algo que possa identificá-lo, mesmo que seja “sem querer”. Esse nome interno será o único identificador que AMIGOS e GUARDIÕES verão sobre os usuários, nada mais que isso será revelado em nenhuma hipótese para nenhum usuário, seja ele guardião ou amigo.

Mas porque essa insistência em não poder revelar seus dados pessoais no site como AMIGO ou GUARDIÃO?

Fora a questão de segurança, isso é necessário para que pessoas se ajudem sem nenhum interesse a mais do que a própria ajuda em si. Como já dito, o objetivo do site é que as pessoas possam ajudar uma as outras independentes de detalhes como sexo, cor, religião, idade ou qualquer atributo que possa cria um possível filtro inconsciente. Em suma, apenas ajudar.


Como um AMIGO usaria o site?

Ele, não sendo usuário, faria um breve cadastro (se tornando usuário) e imediatamente relataria seu problema, iniciando uma NOVA CONVERSA.

Já sendo usuário, para as conversas iniciadas, ele esperará que algum GUARDIÃO responda-a, iniciando assim uma espécie de bate-papo OFF-LINE com esse guardião. Assim que o GUARDIÃO lhe responder, esse GUARDIÃO será responsável por essa conversa até que ela seja finalizada, ficando essa conversa restrita entre esse guardião e o amigo. Ninguém mais terá acesso a essa conversa, nem outros amigos e nem outros guardiões. Toda vez que ele quiser relatar outro problema que está tendo, não sendo o mesmo já relatado, ele cadastraria um novo relato ou, como chamo dentro do sistema, uma NOVA CONVERSA.

O amigo poderá interagir com o guardião postando novamente um texto para o guardião e assim sucessivamente (como em um bate-papo), até que ele (o AMIGO) acredite que deva encerrar essa conversa.

Esse seria o fluxo normal, contudo claro que poderá haver inúmeras exceções e haverá regras que tentaram assegurar que esse fluxo não se desvie. Isso está mais detalhado na documentação do site, acessível mais abaixo.

Para conversas já finalizadas, o AMIGO poderá revê-las por inúmeros motivos: resgatar informações que possam ajudá-lo em novos momentos difíceis, querer gravá-las em outro local, postá-la em BLOGs ou qualquer outra necessidade que possa ter.


Como um GUARDIÃO usaria o site?

Um GUARDIÃO, por definição, será responsável por conversas cadastradas até que essas sejam encerradas, mas o guardião não será responsável por amigos. Portanto um AMIGO pode ter, por exemplo, quatro conversas cadastradas e cada uma delas podem ser com um guardião diferente.

Os guardiões serão pessoas inicialmente convidadas pessoalmente pela equipe do site. Esses guardiões poderão convidar, via site, outras pessoas QUE ACREDITEM TER CARACTERÍSTICAS para serem guardiões, contudo a responsabilidade das atividades da pessoa convidada no site estará atrelada ao guardião que a convidou.

O fluxo de trabalho de um guardião é, quando novo no site, verificar quais as novas conversas foram cadastradas e estão disponíveis para serem ADOTADAS. Ele poderá ver o conteúdo dessa nova conversa cadastrada e, caso queira adotá-la, iniciará a interação com o amigo, ficando desse momento em diante responsável em dar continuidade nessa conversa até que ela seja finalizada pelo AMIGO.

A possibilidade de ver a nova conversa cadastrada e aceitá-la ou não será o único filtro permitido. Isso serve para que o guardião tenha condições de participar de conversas onde ele possa contribuir com alguma experiência ou confiança de realmente ajudar o amigo, sem a problemática de cair para ele assuntos dos quais ele também tenha dificuldades ou não tenha conhecimento suficiente para ajudar (lembrando que guardião também é gente, risos).

Para aqueles guardiões que já possuem conversas adotadas, a prioridade é que dê continuidade nessas até serem finalizadas passando a novas postadas. A quantidade de conversas que podem ser adotadas por um guardião e demais regras para esse assunto, assim como para outros assuntos sobre guardiões, está mais detalhado na documentação do site, acessível mais abaixo, assim como sugestões do tipo: área de apoio aos guardiões, grupos de guardiões divididos por funções e outras funcionalidades citadas na documentação e que necessitam serem enriquecidas por novas idéias.


Quais as regras fundamentais pensadas para o site?

1. Ajudar SIMPLES e PURAMENTE por QUER AJUDAR, POR ACREDITAR NO AMOR ENTRE AS PESSOAS e não para publicidades (lembre-se que o objetivo é ninguém saber quem é você) ou dizer que está fazendo algo pelo simples fato de fazer.

2. NUNCA divulgar dados pessoais, independente de ser GUARDIÃO ou AMIGO para que a idéia do site não seja perdida.

3. NUNCA desdenhar de problemas dos outros. Um problema simples pra você pode ser motivo de sérias complicações para os outros. Lembre-se que você está lidando com um ser humano do outro lado, uma pessoa que precisa muito de sua ajuda, principalmente seu amor, por isso deve tratá-lo com amor.


Essa é uma idéia antiga que gostaria muito de ver realizada, mas sozinho sei que é quase impossível... Se alguém se interessar, mande um e-mail para alessandro.emerich@gmail.com.