sexta-feira, 19 de março de 2010

Um vaso prático

Como prático que sempre tento ser, muitas vezes não tenho como aguar as plantas que tenho em casa, então pensei em algo que eu colocasse água uma vez e pudesse automaticamente fornecer água para a planta por vários dias. Também queria que fosse algo barato e que permitisse que eu reciclasse algumas coisas do dia a dia (sempre é bom dar uma mãozinha pro meio ambiente não é).

Daí, após pensar um pouco, me veio a idéia de usar garrafas PET de uma forma que isso fosse possível. Então pensei em usar:
  • 1 garrafa pet
  • 1 pedaço de barbante grosso ou algum tecido poroso como tirinha de carpete do tamanho que a garrafa
  • 1 pedrinha ou argila expandida
  • 1 muda de planta a gosto.
  • Um pouco de terra
  • Tesoura
Primeiro pensei em cortar a garrafa perto de onde inicia o rótulo, uns 5 dedos depois do gargalo (1). Viro o gargalo de ponta cabeça e encaixo-o no corpo da garrafa (2). Coloco o barbante dentro do funil de forma que ele encoste no fundo da garrafa e vá até a parte de fora (3). Faço um corte pequeno na parte de cima da garrafa pra que tenha onde prender o barbante (e ele não fique solto e atrapalhando) e coloco a pedrinha bem no bocal do gargalo, fazendo assim com que não desça a terra que vou colocar mas que possa drenar excesso de água se houver (4).

Encho o funil de terra, coloco a mudinha de alguma planta, umedeço com um pouco de água. Encho a garra até o ponto a água atinja o gargalo, que está nesse momento de cabeça pra baixo. Coloco o funil com a terra e plantinha dentro da garrafa com água e pronto (5).


A planta obtém a água através do barbante em um processo parecido com aquele que leva o óleo à lamparina, por isso a água durará bastante até secar (cerca de 1 semana aproximadamente) e não há perigo de pernilongos porque não há aberturas para a entrada deles. Ainda há como drenar excesso de água se houver.

O que falta, em minha opinião, é deixar isso mais bonito... Se alguém tiver alguma idéia, fique a vontade para dizer via e-mail: alessandro.emerich@gmail.com.br

Estou testando e está dando muito certo ;)