quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Jogos não pré-definidos

Hoje, independente do jogo que você jogue, é raríssimo encontrar algum jogo em que você jogue sem saber como será o final. Principalmente se for um jogo bem comentado.

Existe alguma surpresa no início, mas basta você jogar uma fase para saber como será quando você tentar jogá-la novamente. Sem contato os inúmeros sites de jogos "detonados" onde a pessoal coloca o jogo integralmente, falando como se passa em cada fase.

É claro que existem algumas exceções como um jogo em que você jogue online, então surge a questão, isso é uma exceção mesmo ou o jogo passa a ser apenas uma ferramenta para que você interaja com outra(s) pessoa(s) e tenha realmente algo novo sempre? Particularmente acho que o jogo transfere a responsabilidade da quebra de monotonia para as pessoas.

O fato é que, ao meu ver, não existem hoje jogos que realmente são sempre novos ou você não sabe o que virá porque o que virá será apenas você um alguns poucos que foram "premiados" com aquele arranjo do jogo. Bom, com a tecnologia que temos hoje, acho que não há desculpas pra isso. Veja se não é possível fazer um jogo que:


  1. Você tenha cenários, enredos, personagens e outros componentes definidos em um "repositório"
  2. A cada jogo (ou fases) o sistemas sorteie como será essa fase, podendo inclusive levar em consideração alguns itens do jogados para criar algo mais atraente pra ele.
  3. Não fica fora um enredo com essa dinâmica, pode-se ter um enredo sim, mas que seja diferentemente trilhado pela dinâmica do jogo. Um jogo de guerra em primeira pessoa, por exemplo, pode ter uma história, mas os cenários que cada um passará para trilhar essa história, pode ser único para cada um ou exclusivo de alguns grupos.
  4. Há muitas oportunidades de pré-configuração e autoajuste com essa dinâmica, o que pode transformar o jogo em algo totalmente personalizado para uma pessoa.
  5. Pode haver uma gravação prévia do cenário escolhido para que o usuário possa jogá-lo novamente se não conseguir completar ou pode-se criar sempre algo novo que permita a ele sempre ter surpresas. Isso ficaria a cargo de estudos para ver as preferências dos jogadores ou poderia ser escolhido pelo jogador numa tela de opções.
  6. O próprio enredo poderia ser dinâmico. Imaginem a possibilidade de jogar enredos diferente, com cenários e comportamento diferentes. As combinações poderiam ser elevadas ao infinito.
  7. Para não perder a ideia de competitividade entre os jogadores, poderia haver a opção do jogador "salvar" seu jogo para que outros pudessem jogá-lo (voltando ao modelo atual), mas com a possibilidade de mostrar ao jogador que ele pode ter infinitos jogos em um. 
  8. A fabricante poderia lucrar, além das vendas das licenças, com a venda de novos elementos (personagens, enredos, cenários e muitas outras coisas) para cada jogador, no estilo de compra como a APP STORE.
Pessoal, se alguém gostou, agregue com mais informações.