sábado, 29 de maio de 2010

Sistema para fornecer atestados confiáveis

Certo dia estava observado num consultório uma pessoa solicitar um atestado. Percebi então que mesmo frente a toda tecnologia que temos hoje, o velho processo de pedir um papel com a assinatura e carimbo de um médico visando justificar nossas faltas ainda permanece.

Pensando nisso, tive a idéia de fazer um site onde pudéssemos cadastrar os médicos que atendam em uma determinada clínica. Toda vez que um paciente fosse atendido (e se fosse o caso, seu acompanhante) eles seriam cadastrados no sistema da clínica. No final da consulta, o sistema perguntaria ao médico se liberará atestados e qual o tempo de dispensa será colocado no atestado.

Com isso, bastava o paciente informar o site da clínica à empresa que trabalha. Essa entraria e consultaria por CPF ou nome o paciente e pegaria o atestado com aval do médico e um número de certificado digital único para aquele atestado, com a finalidade de ser validado a qualquer momento no próprio site, dificultando fraudes.

Evoluindo mais a idéia, esse atestado já poderia ser enviado diretamente ao sistema da empresa onde o paciente trabalha, indicando online a hora que o paciente foi ao médico e o tempo que o médico indicou ao paciente. Acredito que se dedicar mais ao assunto, muitas outras facilidade surgiriam com um sistema assim.